4 razões para investir em comunicação na crise

A coisa mais comum que as empresas realizam no momento de crise financeira como a que estamos vivendo é demitir o setor de comunicação ou encerrar os contratos com as agências terceirizadas, uma vez que, dentro do sistema de prioridades da organização, a comunicação é o menor dos problemas. Isso acontece por vários motivos, algumas vezes porque o proprietário já sobreviveu em algum tempo sem comunicação e acha que pode tornar a fazê-lo; porque sempre existe um sobrinho em algum lugar capaz de desenvolver peças gráficas, nem sempre com qualidade, mas que supostamente cumpre o papel para um período como esse e porque os resultados comunicacionais nem sempre são vistos de forma quantitativa.

Por isso é mais do que necessário que você tenha profissionais ou agências capacitadas para gerir sua comunicação antes da crise e, assim, diminuir os impactos que ela pode gerar no seu negócio. Certo, não o fez a tempo? Vamos minimizar ao máximo os prejuízos! Afinal, é também em momentos de dificuldades que  a comunicação deve ser trabalhada firmemente junto à empresa. Engana-se quem acredita que a comunicação é algo em que se deva investir apenas em momentos financeiros confortáveis. É por isso que separamos 4 razões para você manter seu colaborador, sua agência e até mesmo seu estagiário trabalhando.

1. Visão estratégica

Não adianta você achar que possui visão estratégica em comunicação, isso é um processo baseado em muito estudo, erros e tentativas ao longo dos anos, ou seja, a união de experiência e conhecimento técnico! Isso porque, na teoria, alcançar públicos é um processo muito simples, no entanto, bem mais complexo na prática. De que público estamos falando? Como vamos atraí-lo? O que ele deseja? O que ele precisa? Nem sempre o apelativo traz um resultado vantajoso, muitas vezes uma mensagem positiva consegue refletir em resultados bem melhores, mas para isso é importante entender quem está receptando a mensagem e como ela deve ser produzida e esse, apesar de parecer para alguns, não é um processo tão fácil assim.

2. Outras empresas estão demitindo seus setores

As principais empresas que temos no mundo hoje em dia se consolidaram exatamente por compreender as estratégias de comunicação quando muitas não faziam, até mesmo de comunicação interna. Elas entenderam que apresentar-se para o público era a melhor forma de conquistar visibilidade e mais tarde reputação. Nessa crise gerada pela pandemia de Coronavírus, muitas empresas seguidoras dessas organizações maiores irão desligar o seu setor de comunicação e, então, aquele real diferencial de mercado sobre concorrentes diretos tão sonhado durante anos de empresa pode finalmente ter chegado justamente neste momento de crise para você. Vai deixar essa oportunidade fugir?

3. Responsabilidade com o colaborador

Toda organização deve ter uma responsabilidade com o colaborador e todas as informações precisam estar circulando de forma rápida, alinhada e coerente porque, em momentos como esse, aumentam os boatos e o clima de instabilidade e, portanto, diminui rendimento e resultados. Ter uma comunicação que deixe esse colaborador alinhado com a empresa é essencial para manter um clima organizacional saudável e harmônico. Lembre-se: a mesma crise que chegou para você, chegou para o seu funcionário, então, o sentimento de angústia e preocupação são compartilhados.

4. Encontrar novos meios e novas formas

A panfletagem acabou, os outdoors estão sendo menos visto e até mesmo o Instagram e o Facebook estão apresentando problemas devido à pandemia. Como, então, encontrar novos meios e novas formas para se comunicar? Isso é o que o profissional irá fazer, irá avaliar, estudar e entender qual a melhor maneira de falar com os públicos em um período como o que estamos passando, o grau da mensagem, o conteúdo, como ela chegará e o valor a ser investido.

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Mateus Gonçalves
Relações Públicas na Marcô Comunicação

 

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