Coronavírus: o que a tecnologia pode fazer pela interação?

Durante os últimos anos, temos criticado com veemência o excesso do uso da tecnologia (em especial, em relação às redes sociais) e todo o distanciamento que isso pode causar. Pessoas próximas, interação on-line. São muitos os pontos positivos e negativos desse avanço proporcionado pela internet e pelos novos arranjos de mercado. A Marcô, por exemplo, já nasceu tendo adotado o modelo home office, que tem sido uma solução neste momento de pandemia de Coronavírus. Encurtamos distâncias e permanecemos presentes.

Chegou a hora de, ao pensar no coletivo e na não sobrecarga do sistema de saúde, fazermos valer tudo que temos ensaiado durante todos esses anos! Incentive pessoas e empresas, que assim o possam fazer, a evitar os contatos presenciais, otimize reuniões, faça uso eficaz das ferramentas que tanto amamos! Se você é gestor e pode adaptar o trabalho da sua equipe, faça isso! Se há pessoas trabalhando na sua casa, lembre-se delas (afinal, elas correm os mesmos riscos. É preciso lembrar?). É possível dispensá-las pelos próximos dias (e manter o pagamento)? Faça isso.

Eu separei alguns recursos que facilitam o trabalho no dia a dia, em especial, durante esse período de distanciamento social, que já vem sendo recomendado pelos órgãos competentes:

  1. WhatsApp ou Telegram. Os grupos de WhatsApp ou de Telegram são uma ótima forma de tratar de assuntos com diversas pessoas. É importante se atentar para o horário comercial, para a objetividade (dê preferência a textos escritos e sucintos) e para o foco (nada de tratar de assuntos que não sejam os profissionais e da alçada daquele grupo específico). Esse recurso também facilita a organização das demandas por temas e o resgate de informações através de pesquisas, mas não é o ideal para arquivar dados, ok? Eu já passei dos meus 120 grupos de WhatsApp. Eu sei, são muitos;
  2. E-mail. O “velho” e-mail pode e deve ser usado para os assuntos mais oficiais. Servem como fonte de documentação de fatos importantes e podem ter a finalidade de “amarrar”, por exemplo, um assunto tratado inicialmente em grupos de WhatsApp ou de Telegram. Lembrando também que nem todos os profissionais disponibilizam contatos de telefone celular e nem todas as empresas autorizam o seu uso no trabalho. Nesses casos, talvez o e-mail seja a sua única alternativa escrita e rápida (nem sempre) de contato. No quesito agilidade de retorno, para a maioria das pessoas, o WhatsApp ganha do e-mail;
  3. Vídeos. Reuniões por grupos de WhatsApp (máximo: 4 números em vídeo ao mesmo tempo), Skype, FaceTime, StreamYard e outros são uma boa solução para aqueles que valorizam o contato visual. A dica é: mantenha o foco e evite as distrações do ambiente ao seu redor. Continue sendo objetivo;
  4. Ligações. Pessoalmente, não sou adepta às ligações, mas há quem seja! É importante dosar isso para saber quando este é o melhor recurso estratégico a ser utilizado. Sabemos que o e-mail e o WhatsApp ou Telegram (textos), por exemplo, não conseguem passar toda a dimensão de expressões, tom de voz e explicação. Para algumas pessoas, a ligação também é sinônimo de que você de fato se importa com ela e com o assunto abordado. Avalie! Por que eu não gosto? Porque me obriga a parar exatamente ao soar daquele toque o que eu estava fazendo; porque, através da mensagem antecipada, eu posso solucionar o que está sendo requerido e responder já com a solução adotada; porque o áudio não consegue mostrar os layouts para a aprovação do cliente (importantíssimo para o meu trabalho); porque não cria um histórico da discussão e, assim, não se tem uma fonte para ser revisitada em caso de dúvida… São muitos os motivos.
  5. Trello. Ferramenta importante onde reunimos briefing, peças, comentários, refações. A organização é tamanha que utilizamos etiquetas, checklist, marcadores… As peças são salvas também no drive oficial da Marcô, assim, catalogamos tudo e temos um histórico. Além disso, caso seja necessário refazê-las, qualquer profissional da nossa equipe de criação tem acesso.

Com o uso em maior escala dessas alternativas, é possível que saiamos dessa fase com a ideia de que o contato físico é importante para nós seres humanos e sociais, mas que podemos otimizar tempo e recursos com medidas simples e práticas. O que você pode fazer por você, por seu trabalho e pelo mundo neste momento?

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

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