Mesmo tema, abordagens diversas

Um dos grandes questionamentos velados e que muita gente não tem coragem de fazer é: como uma agência de comunicação (ou um profissional) vai assessorar bem organizações diversas quando ela precisar falar de um mesmo assunto? Pior: como trabalhar um mesmo assunto de forma diferente para instituições da mesma área? Há quem diga que é impossível, que sempre serão feitas cópias, que isso até facilita o trabalho da assessoria, que só precisa mudar a marca do cliente, etc.

Bons profissionais e agências não fazem isso. Explico o porquê. É fato que um dos maiores desafios para as agências de comunicação é conseguir dar o tom ideal para cada cliente, falar a sua linguagem, pensar como ele, entender os seus valores e propósito… Entender tão bem sobre o seu universo que é capaz de enxergar caminhos, práticas e estratégias que ele, em alguns momentos, não consegue. Quem consegue isso já sai com um largo diferencial competitivo. Essa é uma das coisas que mais ouço no meio e parte de clientes insatisfeitos com a falta de entendimento das suas agências sobre isso. Digo mais: reclama-se de pouca proatividade, ficando o cliente sempre responsável por sugerir ações, conteúdos e estratégias. Esse ponto rende e merece um texto inteirinho só pra ele, afinal, envolve muitas coisas que não somente são responsabilidade da assessoria, tais como: troca de informações, abertura para opiniões, bom relacionamento, contrato, motivação, valorização e reconhecimento do trabalho, respeito aos profissionais, confiança nas orientações, etc. O fato é que é imprescindível conhecer realmente o cliente, adaptar os conteúdos ao seu negócio, utilizar as ferramentas disponíveis e pensar estrategicamente. É conectar verdadeiramente o tema ao cliente!

É claro que alguns (poucos) conteúdos serão iguais, mas podem (e devem) ter chamadas e identidades diferentes. Por exemplo, a pandemia de Coronavírus tem sido um tema recorrente e primordial para todos os setores, organizações e pessoas. Para clientes na área de saúde, em especial, é impossível não disseminar o passo a passo da lavagem das mãos e o uso de máscara. No entanto, cada um tem meios diferentes para que isso seja feito. No Hospital Aristides Maltez (HAM), nós criamos vídeos, utilizamos papel de parede em todos os computadores da instituição, TV corporativa, comunicados, cartazes e redes sociais para isso. Já para a Clínica Bem Sorriso, como inicialmente foram suspensos todos os atendimentos (atualmente, os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados), não teria motivo para que cartazes fossem produzidos e colocados nas suas unidades, afinal, quem veria? Logo, utilizamos, no Dia Mundial de Higienização das Mãos, um álbum para o Instagram e um vídeo para o Facebook explicando a forma correta de lavagem, estabelecendo um link direto também com a higiene bucal. Resumindo: o passo a passo correto da higienização das mãos é o mesmo, mas as estratégias não precisam ser. Então, ainda dentro do tema COVID-19, nós criamos peças, iniciativas e divulgações para os nossos diferentes clientes – a Marcô possui contas nas diversas áreas: saúde, contabilidade, organização, fotografia, diversidade e inclusão social, desenvolvimento humano, energia, responsabilidade social. Redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn), assessoria de imprensa, comunicação interna… Tudo foi instrumento e veículo de informação. Quer conferir? Clique e confira as publicações que fizemos no nosso Instagram: post 1, post 2, post 3.

Poder criar abordagens distintas para um mesmo tema é fascinante e mostra o quanto amamos o que fazemos e que nos dedicamos para cada cliente de forma especial. Quem pensaria diferente vendo as nossas criações? Essa capacidade nos dá muitas possibilidades apaixonantes!

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em 
Gestão de Pessoas e em Marketing Estratégico
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

 

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