Por que investir em comunicação?

Embora muitas pessoas tenham começado a entender recentemente que a comunicação é estratégica para quem procura um crescimento no mercado, este tema ainda é nebuloso para muitos que acreditam que a área é um custo adicional.

Hoje, a minha função é desmistificar um pouco para você a ideia de que comunicação é um custo. Ela é um investimento. Por isso, separei alguns motivos que vão te fazer olhar para a área com outros olhos.

 

Sua empresa precisa se mostrar para o mundo

De acordo com o IBGE, somente no Brasil, existem mais de um milhão de empresas abertas nos mais diversos seguimentos e é nesse mar de milhares de organizações que o seu negócio navega, mas como se destacar nesse universo? Através da comunicação. Você pode ter o preço mais barato do mercado, ou o melhor atendimento, ou o melhor serviço, mas nada disso terá muita importância se o seu público não souber que você existe. E você já sabe a melhor maneira de se mostrar para o mundo, não é?

Você pode se mostrar das mais variadas formas, através das redes sociais, do rádio, de um panfleto, de um anúncio no jornal e, no mundo moderno, por meio de influenciadores digitais. Tudo vai depender da necessidade e do contexto o qual o seu negócio está inserido. E claro, com certeza você já tem um concorrente que já está investindo. Por que não começar também?

 

O mundo está cada dia mais conectado

Você sabia que de 10 hashtags no Instagram, 7 são de marcas? E que hoje a rede social possui cerca de 250 milhões de usuários? Está todo mundo conectado, tanto no Instagram, quanto no Facebook, Youtube, Linkedin. As pessoas estão nos portais de notícias, nos sites de fofocas, nas discussões do Whatsapp. Elas estão 24 horas conectadas! E essa conexão promove, especialmente, o excesso de informação. Com esse excesso, o seu negócio pode ser facilmente esquecido, principalmente, se levarmos em conta que muitas empresas também estão nesses meios, fazendo com que o público a veja 24 horas por dia. Prospectando clientes através dessas novas redes de interação. E, se todo mundo já está conectado, por que você não vai estar?

 

Comunicação interna é essencial para o seu negócio

Aquele clássico boca-a-boca e a velha conversa de bar, no supermercado ou no corredor do trabalho, ainda são extremamente importantes para muitas empresas, eles ajudam a melhorar ou piorar a reputação de uma organização de forma natural e pouco controlável. Mas engana-se quem pensa que o boca-a-boca é feito somente pelo cliente, esse tipo de interação é realizado também por seu colaborador, fornecedor ou qualquer outro público que a sua empresa mantenha um relacionamento. Por isso, cuidar da comunicação interna é essencial para consolidar a reputação do seu negócio.

E não pense que isso é facilmente resolvido com uma festa para os aniversariantes do mês ou um dia de folga no ano ou até um salário acima do mercado. Uma ação isolada não mantém as engrenagens da sua empresa fluindo de forma natural. Assim, é necessário que o seu funcionário seja parte da sua organização como um todo, que ele se sinta uma parte essencial e isso só é feito através do desenvolvimento de uma série de ações e estratégias para aumentar o bem-estar e a satisfação do colaborador. E acredite: isso aumenta consideravelmente a produtividade.

 

Você pode usar a sua empresa como ferramenta de transformação

Comunicar é mais do que mostrar a sua empresa para o mundo, é poder transformar a comunidade na qual ela está inserida, gerando valor para o seu público. Construir eventos, workshops e ações institucionais é ter um olhar 360 sobre o contexto ao qual o seu negócio pertence e lembre-se: nem sempre há a necessidade de grandes ações ou grandes eventos, faça como pode, do jeito que pode, mas transforme. Acabou-se a era das empresas que não tinham preocupação social: estamos cada vez mais conectados e ajudar a sua comunidade é uma forma que você possui de se conectar com o mundo.

 

 Mateus Gonçalves
Relações Públicas

 

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