Como ter uma equipe motivada: 10 passos

Se enganou quem, diante do título, achou que iria encontrar aqui uma receita perfeita. Não há, mas posso afirmar que existem alguns pontos imprescindíveis para ter consigo uma equipe motivada:

1. Identifique o perfil, as aptidões e os desejos de seus colaboradores: a partir desse ponto, você poderá distribuir responsabilidades e demandas compatíveis com as competências e os interesses de cada membro da sua equipe. Eu costumo dizer que tenho real interesse pela felicidade de quem trabalha comigo. É um sistema de “ganha-ganha”;

2. Estimule o crescimento profissional e pessoal: investimento em cursos e viagens profissionais, debates sobre a área de atuação, benchmarking, entre outros, são bons caminhos. Para além disso, seja exigente. Ninguém cresce se achar que não tem mais nada a aprender e se não for estimulado a se superar;

3. Reconheça as vitórias e a dedicação da sua equipe: seus colaboradores não vão continuar se empenhando se você não deixar claro que percebe e valoriza o seu esforço e a sua competência;

4. Refira-se a ações e resultados e não a pessoas: na hora de levantar observações, faça-o apontando questões relativas ao trabalho. Não leve o que deve ser profissional para o campo da crítica pessoal e lembre-se: “um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar”;

5. Demonstre que se importa com a opinião da sua equipe: É importante que todos “comprem a ideia” do trabalho e tenham sentimento de pertença ao participar da construção das atividades e ações;

6. Tenha um plano de cargos e salários: se o colaborador acredita que não tem como crescer na sua organização ou junto com ela, ele continuará lá por prováveis quatro motivos: salário, falta de ambição, comodismo ou baixa auto-estima profissional. Com o tempo, bons profissionais se sentem incomodados a permanecer no mesmo lugar, parados no tempo, estagnados. Desconfie de quem não quer crescer ou não se empenha para isso;

7. Ofereça um bom ambiente de trabalho: não há nada mais devastador para a motivação do que um clima organizacional ruim. Quem gostaria de acordar todos os dias angustiado pensando: “vou ter que (sou obrigado a) ir para o trabalho”?! Incentive a cordialidade, a ajuda mútua, a descontração em meio à seriedade e responsabilidade que todo trabalho necessita;

8. Faça com que tenham orgulho de trabalhar na sua organização: se o seu colaborador sente vergonha de onde trabalha, certamente não estará entusiasmado a nem ao menos falar da empresa para outras pessoas, imagine a trabalhar nela. Uma solução para isso é, além de valorizar e respeitar a equipe que está com você te ajudando a alavancar os negócios, investir em fortalecimento de imagem. Isso pode ser feito de várias formas, mas é assunto para outro texto. Uma marca forte diante do mercado gera não só lucros mais robustos.

9. Dê o exemplo: não adianta querer ter uma equipe motivada se você não o é. Demonstre com otimismo, participação no dia-a-dia da sua organização, auxílio nas atividades, dedicação. Seja um verdadeiro líder!

10. Ouça a sua equipe: quem melhor para falar sobre si mesmo?!

Por fim, entenda que você não tem o poder de motivar genuinamente ninguém. A motivação, em sua essência, é intrínseca. Fatores externos mudam, mas a motivação inerente é o que nos mantém engajados de fato. Saiba escolher a sua equipe e identificar o que ela tem de melhor. O que você pode fazer é estimulá-los e isso, te asseguro, meu caro, está a seu alcance! Crie os seus próprios passos.

 

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

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