Futuros RPs apresentam projeto de mobilidade urbana para Salvador

Dia feliz para a Marcô! Estivemos em uma apresentação especial, neste sábado (30), que nos encheu de orgulho e alegria.

Os estudantes do curso de Relações Públicas (RP) da Universidade Salvador (UNIFACS), Felipe Maia, Isabela Oliveira, Larissa Castelo Branco, Matheus Bonfim e Rafael Correia, apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para uma plateia atenta e vibrante. Com o tema: “O cidadão e a sua relação com a mobilidade urbana”, os futuros RPs trouxeram ao debate este assunto importante e atual, sugerindo soluções de relacionamento e incentivando a ocupação de diversos espaços (diferentes bairros) da capital baiana. A ideia de movimento percorreu toda a apresentação e culminou na exposição de uma marca criada pelos estudantes: “Aonde você quer chegar?”. Os discentes contaram com a primorosa orientação da professora Danúbia Leal.

A manhã, repleta de emoção, foi encerrada com uma premiação e a equipe foi contemplada com prêmios nas seguintes categorias: Destaque de Processo de Solução, Destaque de Apresentação e Interfaces de Relações Públicas.

Como quem já acompanha as redes sociais e o site da Marcô sabe, Larissa (a nossa Lari) é estagiária deste coletivo. A partir de janeiro, ela passa a integrar a equipe como profissional de Relações Públicas. É por isso e pelo brilhantismo do projeto que a gente reitera: sem pressão alguma, a Marcô deseja 10 como nota para o projeto apresentado.

Para acompanhar o Instagram criado pelo grupo, acesse aqui.

 

Resumo – O crescimento desordenado da cidade de Salvador, associado a inúmeros morros e vales que separam os bairros, ruas centenárias muito engarrafadas, falta de espaço, automóveis subindo passeios e conduções lotadas, tem trazido para a discussão na atualidade a mobilidade urbana. O tema é ainda mais discutido em cidades que estão em processo de desenvolvimento e que possuem planejamentos urbanos voltados para o protagonismo dos transportes públicos e automóveis. Devido a esses fatores, Salvador vem enfrentando problemas que impactam negativamente no funcionamento da cidade e do uso destes espaços pela população. Diante deste contexto, surge a questão norteadora do estudo: “Como os cidadãos percebem a mobilidade urbana em Salvador?”. No propósito de realizar uma leitura do cenário da metrópole através da compreensão de como os cidadãos percebem a mobilidade urbana em Salvador, foi seguida como metodologia a utilização de cinco ferramentas: pesquisa desk, questionário, entrevista, observação participativa e mapa relacional, que auxiliaram na obtenção de dados quantitativos e qualitativos. O resultado do estudo salienta que o cidadão possui uma visão de associação da mobilidade urbana àquilo que está acessível a ele, o transporte. Ou seja, as conduções populares, como ônibus e o metrô, são os principais meios de transporte disponibilizados para uso da população soteropolitana. A solução em relacionamento prevista para ampliar o entendimento do cidadão está baseado na vivência e na experimentação do tema de estudo e será feita com o objetivo de evidenciar para estes populares os elementos que compõem as temáticas de mobilidade e planejamento urbanístico.

 

Confira as fotos: