Google e redes sociais: conseguimos viver sem?

Quem lembra da última vez que o Google bugou?! A segunda-feira do dia 14 de dezembro amanheceu um pouco diferente… Isso porque alguns usuários que tentaram utilizar os serviços do Google perceberam uma instabilidade e não conseguiram acessar o Gmail, Google Drive, Youtube e Google Meet. E não foi a primeira vez!

Para muitos que usam essas ferramentas no trabalho, passar horas sem poder acessar o seu e-mail ou documentos armazenados, dificulta significativamente o andamento das tarefas, atrasando diversas demandas.

Segundo o Google, o problema do tal dia 14 de dezembro de 2020 foi normalizado para a maioria dos usuários algumas horas depois. Diante do ocorrido, podemos analisar que hoje o Google vai muito além de uma simples fonte de pesquisa. Ele conecta pessoas e possui diversas ferramentas ligadas a ele. E o mais curioso é que estamos cada vez mais “dependentes” e muitos sequer se lembram da época em que não tínhamos essa facilidade em achar informação e nos conectar. Facilidade por um lado, problema por outro? Afinal, como filtrar o bombardeio de informações?

Por essa razão faço um questionamento para você que não acredita em vida sem o Google. Se por acaso ele não existisse amanhã, como você iria lidar com isso? Sua vida com certeza teria que ser remodelada e estruturada para uma nova forma de trabalho (para aqueles que utilizam as ferramentas no dia a dia) e para os que “vivem” disso como os influenciadores digitais no YouTube e os profissionais de marketing digital que interagem diretamente com o alcance e estratégias de visualização na ferramenta de busca, uma readaptação seria necessária.

É preciso entender que todo recurso disponível na internet pode sofrer mudanças e simplesmente acabar um dia, um exemplo são os diversos aplicativos que foram a sensação em uma determinada época e acabaram no esquecimento para muitos e em nostalgia para alguns, tendo como concorrentes outros apps que ganharam o gosto do público.

O mais importante é perceber que existe vida sem a internet e que, antes de depositar toda a sua energia, você precisa cuidar da sua mente e corpo para não ser tão dependente e se desesperar caso aconteça uma nossa instabilidade por não ter outras formas de trabalho, de armazenamento de dados e arquivos e de soluções.

Alerto: a necessidade de se sentir conectado e por dentro dos assuntos pode ser a fonte de diversos transtornos como, por exemplo, a depressão e ansiedade. Ambos prejudicam a sua saúde. Use com moderação!

Amanda Campos
Relações Públicas na Marcô Comunicação

Leia também:

Redes sociais no combate às fake news
Redes sociais: perigo para os negócios
9 dicas para sua empresa (e você) se destacar nas redes sociais
Contribuições das plataformas digitais para questões sociais
A fragilidade de ser