Redes sociais: perigo para os negócios

Quando as redes sociais podem se tornar um perigo para as instituições?! Ousaria dizer em dois cruciais momentos: 1. Quando geridas por pessoas não capacitadas para tal. 2. Quando a empresa acredita que não precisa fazer nada além do que usar uma rede social para ter seus problemas resolvidos. E é esse o ponto que considero de fundamental debate.

Há aqueles que não querem investir em ações diversas de relacionamento, que acreditam que a propaganda em outros meios é um desperdício de recursos, que sabotam ações tradicionais, mas eficazes, para reduzir custos, ou, ao contrário, têm medo de realizações inovadoras por se sentirem equivocadamente seguros no ambiente virtual. Frente a isso, dedicam toda a responsabilidade pelo sucesso da instituição ou de determinada campanha nos resultados das redes sociais. Em paralelo, por desconhecimento, assumem posturas que prejudicam a gestão das mídias: exigem postagens em horários impróprios, acreditam que “quanto mais publicações, maior é o sucesso”, querem se comparar a páginas e perfis completamente distantes do seu negócio ou público, solicitam publicações que não são de interesse daqueles que os acompanham virtualmente, têm certeza de que um grande número de seguidores, ainda que irreais, é sinônimo de sucesso. Há um agravante ainda maior: vivem realidades distintas entre o virtual e o concreto. Não há como manter uma imagem positiva nas mídias se o que se é divulgado não é vivenciado e seguido no dia-a-dia corporativo.

É imperativo ter bom senso, olhar crítico e respeito pelo trabalho técnico e estratégico desempenhado por profissionais que de fato entendem do que se propõem a fazer.

Não considero que as redes sociais viraram um modismo, afinal, elas são instrumentos para alcançar público, lucro, interatividade e soluções. A força do marketing digital é uma realidade. No entanto, utilizadas indiscriminadamente as mídias sociais representam incalculável risco para o futuro dos seus negócios. Elas fazem parte de uma série de ações e medidas que devem ser adotadas de forma estratégica. Na verdade, o maior perigo para os seus negócios pode ser você!

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

 

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