ECOMS-BA: “Os desafios do engajamento interno numa comunidade conectada”

Alguns de vocês que estão lendo esse texto receberam um cartão da Marcô com um convite para escanear um QR Code. Sim, esta publicação faz parte de uma ação nossa!

Onde estamos neste momento? Na Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), participando do I Encontro de Comunicação e Saúde da Bahia (ECOMS-BA) e falando sobre “Os desafios do engajamento interno numa comunidade conectada”.

Há tanto para tratarmos sobre o assunto, mas o que há de primordial nisso tudo é entender a importância real das pessoas que formam o público interno das organizações. É valorizá-las, trocar informações, ouvir suas contribuições, possibilitar o sentimento de pertencimento, reconhecer êxitos, transmitir feedbacks, conhecer dificuldades, habilidades, perfil e potencial.

E como conseguir envolver os colaboradores tendo a sua atenção num mundo tão conectado como nunca antes visto, em constante transformação e ávido por novidades? Quer um desafio maior? Faça isso com orçamento reduzido (ou até sem orçamento). A minha dica é: seja um(a) aliado(a) da tecnologia, da criatividade e das redes sociais, que, atualmente, abraçam tanto o interesse de quase todo ser humano.

Um exemplo: ao final da minha fala no ECOMS-BA, programei a distribuição de cartões com QR Code direcionando os participantes para este texto no site da Marcô. Criamos assim uma interação com a tecnologia e as redes sociais (já viu os stories da Marcô e do ECOMS-BA hoje?), despertamos a curiosidade sobre o que teria “por trás” do QR Code, divulgamos a nossa marca e contamos para todos que para a Marcô, sim, você é uma das pessoas mais importantes do mundo!

Contamos mais: o nosso case apresentado acabou de sair do forno. Falamos sobre uma ação que realizamos no Hospital Aristides Maltez (HAM) para os colaboradores da instituição nesta quarta-feira (04). Para o lançamento de uma campanha doada pela agência Propeg, que em breve será amplamente divulgada, idealizamos a distribuição, depois do expediente administrativo do hospital, de cartões em todos os setores (foram 180 cartões!). Os funcionários descobririam envelopes com o desafio de divulgar a campanha quando chegassem para trabalhar no dia seguinte, exceto os profissionais em plantão para quem entregamos em mãos. Também usamos QR Code para levá-los ao ambiente da campanha e da doação no site da unidade hospitalar e os instruímos a enviar uma mensagem de WhatsApp para a Marcô. Unimos surpresa, curiosidade, tecnologia, solidariedade, redes sociais e valorização da equipe, uma vez que o público interno do HAM foi o primeiro a conhecer a campanha. Trouxemos à tona a cultura da convergência de Henry Jenkins, que não é essencialmente tecnológica porque valoriza ainda mais o cultural, abordando novas formas de relacionamento dos públicos, o consumo e a apropriação da tecnologia pelas pessoas que passam a disseminar vídeos, fotos, textos e afins. Envolvemos crossmedia! Você também é apaixonado por comunicação como a gente?

Quer conferir a nossa ação? Temos fotos!

              

A Marcô no ECOMS-BA – A Marcô está apoiando o I Encontro de Comunicação e Saúde da Bahia (ECOMS-BA).  Além da criação da identidade visual, papelaria, camisas e layouts diversos do evento, a Marcô Coletivo de Comunicação também gerencia as suas redes sociais, bem como está responsável pela cobertura fotográfica e audiovisual.

ECOMS-BA – O evento, pioneiro na Bahia, chama a atenção sobre a importância da comunicação para as organizações de saúde, assim como os desafios da atualidade com os avanços das mídias digitais. São mais de 25 convidados entre professores, pesquisadores, gestores e profissionais das áreas de comunicação e saúde, que abordarão diversos temas como: Saúde e Jornalismo, Comunicação Interna, Mídia Digital, Ciência e Sociedade, Tecnologias em Saúde, Fake News, Propaganda enganosa nas redes, Políticas de Saúde, além de oficinas práticas de comunicação. Com inscrição solidária, mediante doação de 2 latas de leite em pó, que serão destinadas às Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), o evento é uma realização da Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA/Ebserh) juntamente com o Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação em Saúde (ISC|UFBA) e o Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS/UFBA). Fonte: ASCOM HUPES

 

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

 

Você pode se interessar por outros textos:

Novas tecnologias e formas de se comunicar
Prepare a sua equipe para te superar
O poder da harmonia entre a equipe