Não faça das assessorias de comunicação a sua última opção!

Durante décadas a comunicação foi tida como custo (ok, muitos empresários ainda a vêem assim). Poucos a enxergavam como um investimento rentável. Nessa lógica, ainda hoje, muitos donos de negócios a têm como última alternativa para salvar uma empresa que já agoniza. O que eu posso afirmar? Não o façam!

Não contratem uma agência ou profissional de comunicação para depositar neles anos de não investimento, subestimação, comodismo e/ou falta de visão empresarial.

Qualquer profissional de comunicação fica feliz ao perceber o despertar de uma organização para o reconhecimento da importância da área, mas ele jamais pode ser responsabilizado por falhas em processos e demora nesse caminhar. Não somos bombeiros. Não devemos chegar quando o incêndio já estiver começado (ainda os bombeiros têm todo um trabalho de prevenção e conscientização).

Nosso trabalho requer planejamento, tempo, interação e real interesse. Sim, não é porque uma empresa se vê no precipício que nossos braços serão fortes o bastante para carregá-la sozinha. Caso esteja aberto para ter o suporte de comunicação, doe-se verdadeiramente. Seja colaborativo, repasse informações importantes, dê feedbacks. Nós foram feitos para suportar, mas também para reter passagens. Criemos, então, laços. Sua empresa só pode crescer se você estiver engajado o suficiente em prol disso. Não cruze os braços e fique de longe observando para falar: “Bem que eu disse que esse negócio de comunicação era só gasto”. No final das contas, você é o maior interessado! Frente ao exposto, meu caro, arregace as mangas e ofereça condições para que todos voem tão alto que você terá orgulho de admitir: “É, eu estava inseguro, mas está dando muito certo ter esse apoio”. É isso, é apoio, não somos “os salvadores da pátria”. Já imaginou reverter em 3 meses um problema de 15 anos?! Há ações com retorno a curto prazo, mas um trabalho sólido se faz com hábito, medidas diversas e tempo. Esteja aberto. Dito isso, sim, podemos contribuir e muito para o seu negócio.

Ah, e sabe aquela conversa de que a comunicação é subjetiva e não é possível mensurar os resultados? Esqueça! O bom profissional da área trabalha com relatórios, indicadores e importantes informações que vão te provar diariamente a importância da comunicação para a sua instituição.

Quer conhecer 5 pontos (dos muitos que há) que podem fazer com que você tenha maior clareza sobre o porquê uma empresa não pode viver sem a comunicação?! Clique aqui!

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

Que tal ler mais?

Por que investir em comunicação?
Comunicar é vender?
A pluralidade nas pequenas agências de comunicação