Aproveite a vivência do estágio

O estágio é um período de muitas descobertas, experiências, vivências e desafios. Com ele surgem muitas possibilidades. É um momento de se relacionar com pessoas da área, aprender, praticar, ter a oportunidade de transitar entre os ensinamentos da vida acadêmica e a vivência no mercado de trabalho.

Sabendo disso (e vivendo isso), sei que algumas dicas podem ser muito significativas para contribuir com esse processo. Dicas que eu aprendi antes e durante o estágio e que eu tenho o maior prazer em dividir com vocês que são estagiários ou que estão prestes a se dedicar à essa nova fase da caminhada profissional. Aproveite!

 

1- Comprometa-se
Comprometa-se e tenha atenção a todas as situações e atividades que você realiza, isso vai contribuir para o foco no trabalho e processo de aprendizado, além de mostrar o seu interesse para aprender e contribuir.

2- Tire dúvidas e aprenda tudo o que puder: aproveite a oportunidade
O estágio é um ótimo momento para praticar seus conhecimentos teóricos, mas é comum que durante o processo surjam dúvidas sobre algum assunto ou tarefa. Pergunte, esclareça, converse, não tenha vergonha de sanar todas as questões necessárias.

3- Ouça (e dê) feedbacks
Os feedbacks são tão importantes e podem te ajudar além do estágio, alcançando a sua futura vida profissional! Escute-os! Eles ajudam a construir a sua postura profissional no desenvolvimento das suas habilidades e no desempenho do trabalho, mas não deixe de dar retornos também sobre o que você está fazendo, aprendendo, tendo dificuldade, discordando (por que não?) e sentindo.

4- Dê sugestões, faça contribuições e participe
Dê sugestões, opiniões e participe sempre que for pertinente e relevante! Uma boa ideia pode surgir dessa interação. Além disso, mostra o quanto você está interessado em contribuir com a organização e crescer junto com ela.

5- Não precisa se sentir ansioso (certo, não é tão simples, mas trabalhe nisso)
O estágio é um processo de aprendizado, mas ele não acontece da noite pro dia, você precisa se dedicar, é claro, mas tem que ser uma boa experiência, então acredite: você vai ter o seu tempo de adaptação e vai conseguir realizar as suas funções muito bem, vai aprender e contribuir com a empresa da melhor forma, acredite no seu potencial!

6- Faça um planejamento semanal de demandas
A sua organização pessoal é extremamente importante. Ela te ajuda a ter noção das suas atividades diárias, evita o acúmulo e o atraso de tarefas, otimiza o tempo e faz com que você tenha tempo para se dedicar aos estudos. É uma ótima ferramenta para organizar e cumprir todas as responsabilidades.

7- Sinta-se parte importante da equipe
Aprender é uma atividade constante, não acontece só com você, mas com todas as pessoas (sim, inclusive com as que fazem parte do seu local de trabalho). Por isso, não tenha receio: você também é parte importante da equipe. Estabelecer essa relação é fundamental para o seu processo e para gerar mais confiança no desempenho das suas atividades. Com o tempo, irá se sentir cada vez mais confortável para trocar conhecimento com todos, além de mostrar o quanto você está interessado em aprender e trabalhar junto a eles.

8- Conheça pessoas e estabeleça conexões
Realize cursos, vá a palestras, faça workshops, conheça pessoas e profissionais ligados à sua área, além de se atualizar, aprender e conhecer as novidades do mercado e usar esse conhecimento no trabalho, você terá a oportunidade de conhecer pessoas importantes do ramo e com ideias e experiências valiosas. Participe das atividades da empresa, reuniões, eventos, encontros, isso gera uma aproximação com outros colaboradores. Atualizar as redes sociais profissionais é uma boa forma de estabelecer relacionamentos com pessoas que se interessam ou que atuem na mesma área que você. O LinkedIn é uma boa plataforma para isso, muitas pessoas estão compartilhando conteúdos importantes por lá.

9- O estágio é maravilhoso, mas não deixe de se dedicar à faculdade
Durante o curso você aprende assuntos muito importantes sobre a sua profissão, realiza diversas pesquisas e constrói materiais que vão agregar no seu histórico e na vida. É se dedicando à faculdade que você tem a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais e estabelecer relações significativas com seus colegas e professores. O diploma não é o único fator importante (nem para o mercado), mas também a oportunidade de explorar as diversas possibilidades que o ambiente acadêmico te proporciona e aplicar esses ensinamentos na sua vivência de trabalho, tornando-se um profissional mais experiente e preparado.

10- Vá em frente. Se estiver com medo, vá assim mesmo!
Dicas, conselhos e orientações são muito bem-vindos, mas o mais importante é: não deixe de seguir em frente! Pode dar friozinho na barriga, medo, insegurança, mas vá, faça! Dê o seu melhor e aprenda com todo o processo que vivenciar. Acredite em você e no que quer construir para o seu futuro. Quando você perceber já está conseguindo, aprendendo e experienciando um momento da sua vida muito especial. Vá em frente, boa sorte e bom trabalho!

Larissa Castelo Branco
Estagiária de Relações Públicas na Marcô Comunicação

 

A gente acredita que você pode gostar também:

Como ter uma equipe motivada: 10 passos
Perceba os detalhes
Cada um feliz na sua competência