Eventos corporativos: da celebração à estratégia

Sempre recomendo que os profissionais analisem todas as ações e situações de forma estratégica. Não seria diferente quando o assunto é “eventos corporativos”. Aproveite a oportunidade para utizá-la da melhor maneira possível. A celebração em si, por exemplo, já tem embutido o objetivo da integração de equipes, o que é primordial, e pode ir além! Por que não usar esse momento para informar, gerar conteúdo para site, intranet e redes sociais, promover uma ação social, etc.? São muitas as possibilidades! Avalie cada caso.

Para se alcançar o sucesso de um evento, considero que seja preciso seguir passos fundamentais. É por isso que eu separei para você alguns (alguns) dentre os que considero mais importantes:

 

1. Tenha clareza sobre tudo!

Objetivos estratégicos, local do evento (infraestrutura geral: faça vistoria técnica), meios disponíveis para divulgação e convite, públicos de interesse, possíveis repercussões e impactos, riscos, necessidades, verba disponível, prazos, programação… Você deve estar ciente de todos os aspectos e analisá-los vai te dar segurança para a execução do evento.

2. Planejamento e checklist

Planejamento bem amarrado e checklist com o máximo de detalhes possível, assim você diminui as chances de falhas e imprevistos. Outro ponto importante é: não basta elaborar esses documentos, é preciso seguí-los!

3. Fornecedores e prazos

Tenha sempre fornecedores de confiança e estabeleça prazos viáveis para eles, para você e para o seu cliente. A dica de ouro é: antecipe tudo! Desta forma, você ganha tempo para solucionar possíveis problemas e consegue manter a serenidade necessária para isso.

4. Registre!

Se possuir orçamento, tenha o registro fotográfico e audiovisual. Dê importância a isso, acredite: mesmo que naquele momento você ache que não precise, no futuro, sentirá falta. Pense em diferentes formatos e meios onde poderá utilizar esse material: relatórios, site, redes sociais, apresentações, boletins impressos e eletrônicos, histórico institucional…

5. Balanço

Faça um balanço sobre acertos e falhas. Ouça a equipe que esteve com você na organiação, o cliente e participantes. Todas as visões são relevantes! Não espere o próximo evento chegar. Faça logo, resolva logo, aja logo, conheça logo, documente logo. Os detalhes estarão mais vivos na memória e medidas podem ser adotadas com agilidade. Quem disse que “o evento termina quando ele acaba”? Os impactos permanecem. Além disso, tenha registrado esse balanço para que, no próximo evento, você minimize possibilidades de erros. Nada como a experiência para ter esse olhar!

 

A Marcô possui algumas formas de participação em eventos a depender do tipo de contrato estabelecido com o cliente e a necessidade dele: cobertura fotográfica, audiovisual e jornalística; assessoria de imprensa; planejamento e organização.

Precisa de ajuda? É só entrar em contato com o nosso time!

 

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em 
Gestão de Pessoas e em Marketing Estratégico
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

 

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