Todo mundo está apto para trabalhar com comunicação?

Embora encontremos pessoas das mais diversas formações e conhecimentos acreditando que comunicação é feita somente de forma empírica (ou nem isso!); não, nem todo mundo está apto a trabalhar com comunicação!

Pode parecer óbvio, mas, na prática, esbarramos em interferências, ordens, visões distorcidas e olhar amador para o que é também ciência! Sim, comunicação é ciência, técnica, experiência, habilidade…

Dificilmente você encontrará profissionais de áreas que não sejam as suas dando instruções para engenheiros, médicos, advogados e outros seguirem sem questionamentos. Todo mundo acredita que sabe fazer comunicação, né?! E tem tanta gente enganada… Faz-se necessário ter formação, estudo, vivência, atualização. Fora isso, tenha certeza de que o caminho é tortuoso e a chance de se incorrer em erros ou eliminar oportunidades é gigantesca! O que parece fluido e assertivo para comunicólogos para outros que tentam exercer uma profissão que não seja a sua pode ser a chave para o fracasso: o dele ou o seu.

A dica?! Esteja apto ou contrate, ouça, respeite, reflita, seja parceiro e confie em quem está verdadeiramente preparado para assumir esse papel. Se não for assim, não vale a pena a contratação (para nenhuma das partes).

Você está preparado para investir de fato em comunicação?!

Andrea Marnine
Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas
MBA em Marketing Estratégico em curso
Idealizadora da Marcô Coletivo de Comunicação

Leia também:

Por que investir em comunicação?
Não faça das assessorias de comunicação a sua última opção!
Como obter retorno dos investimentos em comunicação?
Mensuração e subjetividade na comunicação