Comunicar com responsabilidade é um dever de todos

Você sabe se comunicar? Faz de maneira correta e ética? Acredita que os serviços de comunicação desenvolvidos são confiáveis?

A comunicação existe para qualquer ser vivo e vem do ato de informar e fazer com que a mensagem seja recebida e passada de forma coerente. Os humanos a fazem de maneira mais completa e, a cada dia que passa, pelo maior número de veículos. Porém, a possibilidade de uso dos recursos para uma comunicação limpa e fluida nem sempre esteve disponível para todos os públicos.

Atualmente, conversa-se por figurinhas de WhatsApp sem uma palavra ser escrita. A informação é dada e recebida tão quanto os vídeos com e sem imagens (esses últimos com músicas e textos, outra forma eficaz de comunicação). Devemos também lembrar dos robôs que disparam milhares de mensagens, muitas vezes inapropriadas por não terem uma apuração. Aqui nós chegamos ao ponto em que é preciso ter cautela e confiança sobre o veículo ou pessoa que está transmitindo a mensagem.

Perfis de redes sociais valem sim como fontes de informação, uma vez que você conheça (através de pesquisa ou influência positiva de terceiros) a credibilidade dos transmissores. A comunicação de modo geral, embora pareça simples para tantos, requer estudo constante e refinamento para ser pensada e executada. Não é qualquer informação que se pode ser postada nas redes, nem a linguagem usada é a mesma para todas elas. Existem meios que pedem mais informações (aqui você utiliza jornais, revistas e sites), assim como os que são mais ágeis (Twitter e Instagram, por exemplo). Quem faz essa triagem de forma correta? Os profissionais de comunicação! Por isso, a necessidade de tê-los em confiança por perto, seja você empresa ou pessoa física. Em tempos de fake news, quem se informa é rei.

A liberdade de escolha das fontes de suas informações são de sua responsabilidade, assim como é compromisso seu o fomento de uma comunicação de qualidade, uma vez que você, consumidor, tem o poder de selecionar quem de fato te representa.

 

Maiana Marques
Jornalista e fotógrafa na Marcô Comunicação
Especialista em Marketing Estratégico

 

Você pode ler também:

Em terra de fake news, quem se informa é rei

Mesmo tema, abordagens diversas
Influenciadores x influenciados: quem é você nessa fila do pão?
Pautas e escolhas
4 razões para investir em comunicação na crise
Como obter retorno dos investimentos em comunicação?